Quem Somos

História

A Sociedade Brasileira de Estereotaxia e Neurocirurgia Funcional (SBENF) foi fundada em 16 de setembro de 1980, na cidade de Guarapari (ES), durante o XIII Congresso da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia.

Neurocirurgia Funcional

A neurocirurgia funcional dedica-se ao tratamento de disfunções neurológicas invalidantes tais como, dor crônica, distúrbios do movimento (doença de parkinson, distonias, tremor), espasticidade, distúrbios do comportamento (depressão,transtorno obsessivo-compulsivo,Tourette,agressividade) e epilepsia.

Estereotaxia

A estereotaxia é um método de localização que utiliza coordenadas cartesianas para que, no caso do encéfalo, estruturas anatômicas muito pequenas sejam localizadas com extrema precisão.

Historicamente, a cirurgia estereotóxica começou em 1908, de forma experimental,com Sir Victor Horsley e Robert Clarke.

Em 1947, Spiegel e Wycis relataram pela primeira vez o uso de um aparato estereotáxico em humanos. Desde então, vários autores em todo o mundo,desenvolveram diferentes modelos de aparelho estereotáxico, como por exemplo, Lars Leksell na Suécia, Talairach na França, Riechert na Alemanha e Narabayashi no Japão.

O método estereotáxtico, aliado ao melhor conhecimento da anatomia e fisiologia do sistema nervoso e ao aprimoramento das técnicas de imagens (ventriculografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética), permitiram o grande desenvolvimento da neurocirurgia funcional.

Copyright © 2010-2015 SBENF- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.